Guarda-roupa cápsula, parte 1 – O que é e como funciona

Não é cápsula de comprimido e nem cápsula do tempo (OK, esses trocadilhos foram péssimos): guarda-roupa cápsula é uma forma de simplificar o seu dia-a-dia, diminuindo o número de peças de roupa e, ao mesmo tempo, estimular a criatividade.

A primeira vez que vi a expressão “capsule wardrobe” guarda-roupa cápsula em inglês) foi no livro “Personal Stylist – Guia para Consultores de Imagem”, de Titta Aguiar – leitura obrigatória para os profissionais da área. No livro, ela sugere as cápsulas como estratégia de organização do guarda-roupa: Ao invés de organizar por cor ou por tipo de roupa (ou simplesmente deixar tudo bagunçado, risos…), organizar as peças por coleções, nas quais todos os itens combinam com todos. Uma cápsula teria, então, entre 10 e 15 peças – entre partes de cima, partes de baixo, vestidos, sapatos, acessórios – e você poderia combinar todas entre si, criando muitos looks.

Eu ensinei a técnica para as participantes da consultoria em grupo cansei de ser básica, mas poucas conseguiram aplicar. Todo mundo achava uma ideia muito boa – mas, como é que faz isso mesmo na vida real?

A próxima consultoria em grupo cansei de ser básica acontece em março! Quer participar? Clica aqui e faz a sua pré-inscrição!

Aí veio Caroline Rector e adotou a expressão capsule wardrobe para definir um armário compacto, com uma quantidade de peças que varia entre 30 e 40 – no caso dela, são 37. Ela faz assim:

looks saias

Caroline Rector: uma saia, dois looks.

- Seleciona, a cada estação, 37 peças de roupa (nove pares de sapato, nove peças de baixo, 15 peças de cima, dois vestidos e dois casacos).

- As demais roupas ficam guardadas em uma caixa embaixo da cama – Durante os três meses que dura a estação, ela não compra roupas novas

- economiza para comprar novas peças quando a estação mudar. E com isso consegue economizar uma grana.

E é só isso. :-)

Os looks de Caroline são postados no blog Unfancy. E lá você vai ver que eles são muito charmosos.

spring_capsule_2015

Cápsula de primavera de Caroline.

Aqui em casa, o guarda-roupa cápsula está rolando desde a primeira semana de janeiro – a intenção desse post era falar sobre a minha experiência, mas achei que seria útil explicar para vocês de onde tinha surgido a ideia, então aguardem o novo post, no qual vou postar minha cápsula para vocês acompanharem.