Abril é mês de revolucionar a moda!

A nossa missão por aqui é cuidar da imagem das pessoas (ou seja: abrir um sorrisão quando admirar a própria imagem no espelho) sem descuidar do planeta. Por isso, não poderíamos ficar de fora do Fashion Revolution Day – e é com um super orgulho que digo que aqui em Salvador estamos liderando o movimento

(Ao lado, é claro, de parceiras incríveis, porque “sonho que se sonha só é só um sonho”: Lúcia Leiro, do Conselho Setorial de Moda; Manu Romano, super profissional de moda, recém-chegada a Salvador; Gabriella Carvalho, do Atelier Ponto Final; Caroline Menezes – que não é da moda, mas é consumidora super consciente, que participou da minha oficina Justa Saia; e Sara Moura, do Atelier Lull).

O Fashion Revolution Day é um movimento criado por um conselho global de líderes da indústria da moda sustentável, ativistas, imprensa e acadêmicos que se uniram depois do desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013 deixando mais de 1.133 mortos e 2.500 feridos.

A campanha surgiu com os objetivos de: aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto em todas as fases do processo de produção e consumo; mostrar ao mundo que a mudança é possível através da celebração dos envolvidos na criação de um futuro mais sustentável; criar conexões e trabalhar rumo à mudanças de longo prazo, exigindo transparência na indústria e nos negócios.

A programação – vivinha, ainda sujeita a mudanças – está uma delícia! Para participar de qualquer atividade, envie email para fashionrevsalvador@gmail.com com o nome da atividade de que você quer participar no campo “assunto”.

Programação

16 de abril (sábado), das 14h às 18h – Oficina de Customização com Bordado, com Tarsila Ferreira. Na Loja Colaborativa Com Amor, Dora.

17 de abril (domingo), das 14h às 18h – Oficina Justa Saia, com Ana Fernanda (eu!). No Atelier Lull.

18 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h – Atelier Aberto – um dia para costurar, com Sara Moura (é preciso ter conhecimento prévio de costura). No Atelier Lull.

19 de abril, das 8h às 12h e das 14h às 18h - Oficina de Amarração de Turbantes, com Lucia Leiro. No Atelier Lúcia Leiro.

29 de abril, na sede Regional do MinC (Pelourinho):

  • Oficinas de arte e moda: customização; turbantes e amarrações; acessórios com resíduo têxtil. Das 9h30 às 11h30
  • Roda de Conversa: Moda sustentável - quem faz, como faz, o que faz, como descarta? - 15h às 17h
  • Desfile Por uma Moda Revolucionária – 18h às 19h